O HTML5

HTML é a linguagem de marcação das páginas web. É a codificação que permite que as páginas web existam. A Linguagem de Marcação de Hipertexto (do inglês HyperText Markup Language) está desde o início da WWW (World Wide Web) permitindo que as páginas que os navegadores interpretam possam ter conteúdo.

Os documentos são passados de uma lado para outro na internet via protocolo HTTP. A ideia original era compartilhar informações científicas pelas páginas.

Com HTML você pode criar seu próprio website

O advento da internet comercial demanda a construção de sites e portais com conteúdo mais rico e interação. É necessário que imagens, vídeos, áudios e uma formatação além das meras informações científicas passem a fazer parte das páginas que existam na WWW.

A marcação de hipertexto, baseada em regras sintáticas flexíveis, permite que os browsers (navegadores web) possam interpretar os comandos e exibir o conteúdo esperado aos usuários. A capacidade de exibir conteúdo multimídia é que leva o desenvolvimento, através do W3C (World Wide Web Consortium), a várias especificações. Algumas até mesmo conflitantes. A última e agora estável é o HTML5.

Exemplo do código de uma página

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Título da Página</title>
</head>
<body>
<h1>Cabeçalho de primeiro nível</h1>
<p>Parágrafo</p> 
</body>
</html>

Explicando o exemplo:

  • A declaração <! DOCTYPE html> define que este documento é um documento HTML5
  • O elemento <html> é o elemento raiz de uma página HTML
  • O elemento <head> contém meta informações sobre a página HTML
  • O elemento <title> especifica um título para a página HTML (que é mostrado na barra de título do navegador ou na guia da página)
  • O elemento <body> define o corpo do documento e é um contêiner para todo o conteúdo visível, como títulos, parágrafos, imagens, hiperlinks, tabelas, listas, etc.
  • O elemento <h1> define o título principal
  • O elemento <p> define um parágrafo

Fonte
https://www.w3.org/standards/webdesign/htmlcss