Imagens para web, quais são os tipos?

Imagem raster

O tempo todo estamos vendo imagens na Web, mas quais são os tipos delas? Os mais comuns são os formatos JPG, GIF e PNG que são imagens no formato raster. O que significa que este tipo de arquivo é formado por um mapa de bits onde o arquivo é divido em quadradinhos e cada um destes é preenchido por uma cor e a sua intensidade. Para a internet era necessário que se utilizasse um arquivo de formato mais leve, para ser carregado mais facilmente pelos navegadores. Por isso buscou-se criar arquivos com compressão de dados, onde as informações redundantes fossem eliminadas. Esse método implica em perda de qualidade da imagem mas como era para ser visto em telas de computador a baixa qualidade se tornava aceitável.

O JPG (ou JPEG, Joint Photographic Experts Group) foi criado para fotografias e o GIF (Graphics Interchange Format) para ilustrações. O primeiro formato descartava as informações de cor e priorizava as de luz, e o segundo fazia o contrário. Essa diferença acarretava em erros ao utilizar as imagens, onde uma ilustração era erradamente Posteriormente, o formato PNG (Portable Network Graphics) foi criado para substituir o GIF pois este tinha algumas restrições com patentes.

Raster X Vector

Ha também o formato SVG (Scalable Vector Graphics) que ao contrário dos outros acima é um formato vetorial, o que significa que é baseado em vetores matemáticos (ou também chamados caminhos) e assim pode criar uma ilustração que variar de tamanho sem demonstrar perdas de qualidade. O SVG se beneficia de um arquivo XML onde guarda as coordenadas da imagem.

O formato .ico, que é um raster, serve para fazer um favicon, que são aqueles ícones que ficam no topo da janela do browser (ou na aba) alinhada à esquerda que identificam o site, como os três quadrados que estão na página do Sistemas Responsivos. Sistemas Responsivos