GitHub – O que é e como funciona?

GitHub é o serviço web do Git. É o site que serve de repositório comum a este software de código aberto de controle de versão. Permite a colaboração de milhões de programadores em todo mundo em diversos projeto de código aberto. Além de repositório pode ser entendido como uma rede social.

Quando começou o GitHub?

Linus Torvalds, o mesmo criador do Linux,  criou o Git como um controle de versão distribuído. Já o GitHub foi desenvolvido em 2007 por uma empresa com fins lucrativos. Ela tinha a pretensão de lucrar com os repositórios pagos. Em 2018 foi adquirido pela Microsoft, em consonância com a nova política desta empresa que é deixar de ser uma empresa que vende serviços em vez de produtos.

Criando a sua conta no serviço web do Git

Para fazer parte vá até o site https://github.com  e clique em “Sign Up” para criar uma nova conta, a tela vai aparecer assim:

Inscrição no GitHub

 

Depois de criada, você acessará a sua conta por esta tela simples de login. Coloque seu usuário (ou e-mail), sua senha e clique em “Sign In”.

Login do GitHub

 

Criando um novo repositório

Agora você vai criar um novo rNew Repositoryepositório que é onde seu código será colocado e disponibilizado. Para criá-lo clique no “+ new repository” .

 

 

Uma tela de para a criação do repositório vai se abrir assim:

Preencha o nome do repositório, o GitHub vai verificar se este nome é possível ou não. Pode colocar a descrição do repositório agora ou então deixar para mais tarde, pois é opcional. Decida se que que ele seja público ou privado, normalmente deixamos público. Você pode iniciar o repositório criando o arquivo README.md que é um arquivo de instruções. Ao terminar o preenchimento clique em “Create repository”.

Repositório criado no GitHub

Depois do repositório criado a tela vai ficar assim:

Repositório GitHub

Mostra o primeiro commit que foi a criação do README.md. Agora só falta conectar o GitHub, que é o serviço web do Git, com aquele repositório que está no seu computador. Copie a URL https://github.com/<username>/site.git para fazer isso. E vamos continuar no próximo post!